Menu Horizontal

segunda-feira, 4 de março de 2013

Catálogo Digital x Loja Virtual


Saiba aqui a diferença entre o Catálogo Digital e a Loja Virtual !!!


Algumas "Lojas Virtuais" adotam erroneamente o termo "Catálogo Digital" para se autoclassificar. Embora as duas formas façam parte do mundo e-commerce (página comercial vinculada na internet) existem diferenças entre elas.

Tecnicamente falando, o Catálogo Digital apenas apresenta os produtos negociáveis, mas não finaliza a venda. O site do Catálogo Digital não disponibiliza ferramentas para o ato de "comprar" ou "carregar" para o carrinho de compras. Trata-se de uma vitrine que expõe os produtos que podem ser negociados diretamente com o negociante.

Se isso te surpreende, muitos perguntam: Então por quê, o negociante não monta a Loja Virtual direto, ao invés do Catálogo Digital que possui menos recursos ?

A resposta é simples. Imagine o corretor de imóveis querendo vender casas e apartamentos. Você não arriscaria colocar a sua futura casa num carrinho de compras para simplesmente depois clicar em "comprar". Isso seria uma loucura ! As pessoas precisam visitar o empreendimento, investigar a documentação no cartório, etc ... Então, o corretor de imóveis cria a imobiliária virtual que será o seu "Catálogo Digital" que se limitará a mostrar alguns dados, fotos e mapas dos empreendimentos, além de indicar o seu e-mail, telefone, endereço de contato, etc. Assim é possível agendar uma visita posterior.

Geralmente os setores que não vendem produtos, mas vendem serviços, tais como consultórios médicos, clínicas odontológicas, advogados, oficinas, etc. utilizam o serviço de Catálogo Digital para divulgar o seus trabalhos.

Outro exemplo de uso é a divulgação dos produtos no Catálogo Digital de MAOSECRETS que optou em não ser lojista logo de cara. Já que, para desenvolver o trabalho de uma Loja Virtual exige-se todo o preenchimento formal e burocrático como empresa constituida. No caso de MAOSECRETS, optou-se em testar inicialmente a procura e oferta de alguns produtos específicos. Possibilitando, evitar pequenos erros de principiantes que realizam investimentos precipitados, sem pesquisar e verificar os riscos que envolvem qualquer tipo de negócio.

Antigamente, bastava "dominar o conhecimento sobre o negócio" para garantir o sucesso, mas hoje em dia, além de dominar esse conhecimento, deve-se "conhecer o mercado". É necessário saber quem será os clientes, o que eles buscam e compram, quais os melhores fornecedores, como trabalha a concorrência, etc.

No meu caso, eu trabalho com registro na prefeitura de São Paulo - SP. Sou revendedor domiciliar autônomo e o Catálogo Digital de MAOSECRETS é apenas o meu cartão de visita. Caso seja bem sucedido nessa área, poderei futuramente trabalhar como lojista e criar a minha Loja Virtual.

Visite o Catálogo Digital de MAOSECRETS agora !!!
http://sites.google.com/site/catalogomaosecrets

Qualquer dúvida, favor entrar em contato.

maosecrets@gmail.com

Fonte da pesquisa: Marco Okuma - MAOSECRETS
Realizou o "Curso de Empreendedorismo" pelo SEBRAE-SP.


Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui ! A sua opinião é muito importante para nós !
Mas lembre-se: Gentileza gera gentileza !
Serão excluídos sem aviso prévio as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.